terça-feira, 23 de dezembro de 2014

REFORÇO POSITIVO

Arte de Joan Miro

Minha mulher está usando comigo a técnica de reforço positivo, direcionada para os cães.

Sempre fala comigo me olhando nos olhos. Jamais usa o não, mas frases positivas.

Ela não me critica quando faço algo errado e me elogia muito quando realizo seu desejo.

Bate palmas, conta aos meus amigos, festeja o avanço.

Quando acerto, me dá petiscos. No caso, uísque. Mas como acerto pouco, só bebo socialmente.

Seu objetivo é não gerar agressividade nem traumas.

Vai me adestrando lentamente mais pela observação do que pela censura.

Cria hábitos. Tem a hora de comer, de dormir, de transar, de ver filme, de jogar futebol. Os hábitos transformam o ogro em cavalheiro.

Cada boa ação, termino associando à sua influência.

De vez em quando, ela sugere: Que tal escrever? Sem saber, vou lá e escrevo.

De vez em quando, ela sugere: Que tal descansar? Vou lá e deito.

A sugestão tem efeito melhor do que uma ordem.

O afeto é uma hipnose, com grande aproveitamento terapêutico.

Se o cachorro é o melhor amigo do homem, o homem - quando adestrado - pode ser o melhor amigo da mulher.

Ouça meu comentário na manhã desta sexta-feira (19/12), na Rádio Gaúcha, programa Gaúcha Hoje, apresentado por Antonio Carlos Macedo e Jocimar Farina:

2 comentários:

Cléa Morais disse...

Q ideia bacana esse reforço positivo. E q ninguém conteste q 'o homem adestrado pode ser o melhor amigo da mulher'. Muito bom, Carpinejar.

xoxo, B. disse...

ótimo! haha