segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ANGÚSTIA DA PORTA

Arte de Leslie Hurry

Minha amiga Diana Corso acabou de lançar seu primeiro livro de crônicas: Toma conta do mundo (Arquipélago).

Ela mostra nossa dificuldade de se despedir dos convidados em uma festa.

Nossa incompetência em dar tchau quando recebemos um grupo em casa e avançou a madrugada e estamos com sono.

A noite foi maravilhosa, os doces e o café foram servidos, nossa vontade é deitar na cama que está a poucos metros da sala de estar.

Mas temos que esperar que os nossos convidados decidam partir.

Sofremos com uma falsa educação de que eles devem resolver o fim do jantar, não nós, que organizamos tudo e bancamos o encontro. Que é chato despachar os amigos. Que é indelicado avisar aos amigos da obrigação de acordar cedo para o trabalho.

A gente absolutamente esquece que eles são os nossos amigos e que poderíamos falar qualquer coisa. Queremos agradar sem nenhuma necessidade.

O que acontece?

Reina aquele silêncio constrangedor, aqueles bocejos intermináveis, até que um dos convidados percebe o desconforto e comenta:

- É o momento de ir embora, já é tarde!

Em vez de responder "sim, ótimo", em vez de comemorar o alívio, em vez de expor nossa vontade, vem o medo de que descubram nossos pensamentos e falamos o contrário: "Não, ainda é cedo, fiquem mais um pouco".

E para piorar começamos um debate sem fim sobre um tema sem fim, lançando uma pergunta para queimar mais uma hora de conversa:

- O que vocês acham do aborto? O que vocês acham da pena de morte? O que vocês acham da redução penal?

A culpa é uma péssima anfitriã.

Ouça meu comentário na manhã de terça-feira (23/9) na Rádio Gaúcha, programa Gaúcha Hoje, apresentado por Antonio Carlos Macedo e Jocimar Farina:

Nenhum comentário: